5 DICAS PARA PREVENIR PROCESSOS TRABALHISTAS

Os processos trabalhistas são o pesadelo de muitas empresas. Afinal, um único processo termina por gerar muitos custos à companhia, além de deteriorar as relações de trabalho, pois outros funcionários ficam receosos sobre sua relação de confiança para com ela.

Outra consequência negativa dos processos trabalhistas pode ser vista na saúde financeira da empresa, que chega até mesmo comprometer seu patrimônio, pois não são raros os casos de companhias que são obrigadas a vender bens e ações para custear indenizações e encargos.

Como evitar processos trabalhistas

É essencial ter o apoio de uma boa assessoria jurídica para evitar que processos trabalhistas ocorram. Por isso, os advogados da IRS Advogados separaram 5 ótimas dicas para que sua empresa não corra o risco de ir parar nos tribunais:

  1. Cálculo de horas extras

De acordo com dados coletados pela Justiça brasileira, quase um terço dos processos trabalhistas são movidos por inconsistências no pagamento de horas extras. Usar um relógio de ponto regulamentado e metodologias seguras de marcação de horas laborais é essencial.

Hoje em dia, os marcadores de ponto fornecem não apenas um comprovante de horário para a empresa, mas também para os funcionários, o que facilita a realização de cálculos de horas extras e ainda dá segurança ao trabalhador, que pode contabilizar acuradamente sua jornada;

  1. Pagamento de comissões

Pagamento de comissões que não são inseridas nos holerites, bem como não são acrescidas em benefícios, como décimo terceiro, férias, dentre outros, são outras motivações para processos. Aqui, o é ideal deixar claro, em contrato, a maneira como se darão tais pagamentos;

  1. Salários diferentes para as mesmas funções

Especialmente quando os funcionários que já estão há mais de dois anos na empresa e desempenham a mesma função, mas recebem salários diferentes, há grandes chances de algum deles entrar na Justiça contra a empresa.

Para evitar essa situação, é necessário ter políticas organizacionais claras, a fim, também, de evitar injustiças para com os colaboradores.

Ter uma boa assessoria jurídica é essencial para prevenir e reverter situações como essa, antes que os problemas parem na Justiça;

  1. Jornada de trabalho

Ter uma jornada de trabalho bem organizada e colocada com clareza para os colaboradores evita uma série de complicações, como a realização de horas extras quando elas não são solicitadas ou líderes que delegam tarefas para funcionários que não as têm como atribuição em seus cargos;

  1. Constrangimentos e assédio

O assédio moral é um dos motivadores de processos trabalhistas e, apesar de subjetivo, há situações que deixam clara sua ocorrência, como gritar com os funcionários ou constrangê-los na frente dos demais. Assim, a boa ética é mais do que necessária;

Os trabalhadores de uma empresa são pessoas que passam por problemas e talvez necessitem de maior flexibilidade em determinados momentos da vida. Cada gestor deve ter a humanização como um pilar ao gerir os recursos humanos de seu negócio.

Assessoria jurídica para sua empresa

A IRS Advogados é especialista em Direito Trabalhista e coloca-se à disposição para sanar dúvidas, verificar documentos e colocar a documentação de sua empresa em dia, além de identificar pontos críticos que devem ser sanados para prevenir processos trabalhistas.

Compartilhe nosso conteúdo nas redes sociais